Histórias do Clube da Esquina - Laudo Ferreira Jr



A editora Devir recentemente publicou a HQ Histórias do Clube da Esquina, de Laudo Ferreira e Omar Viñole, que faz um resgate histórico do famoso movimento musical vindo de Minas Gerais encabeçado pelo cantor e compositor Milton Nascimento.
Junto com a divulgação, a assessoria de imprensa do título enviou também uma pequena entrevista com Laudo, que nós do Impulso HQ transcrevemos abaixo:

Por que você optou por fazer o livro sobre o Clube da Esquina?
Por que eles me influenciaram e suas músicas me emocionam.

Como foi o processo?
Fiz uma apresentação dos desenhos e das ideias iniciais para o Marcio Borges, que, na época (2007), estava ajudando na construção do site do Museu do Clube da Esquina e me encomendou 15 histórias para seu conteúdo. Cada uma é uma história, sem a linha do tempo. Depois deste período, o projeto do livro ficou parado.

Criei outras HQs: Yeshuah, (Devir Livraria); Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, (Editora Peiropolis); Elogio da loucura, de Erasmo de Roterdan (Editora Larousse). Inscrevi o projeto do livro de histórias em quadrinhos do Clube da Esquina no PROAC -Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Com uma premonição de sucesso, eu tinha quase que uma certeza absoluta de que iria ser escolhido.


Foi aprovado em 2010.
A partir daí, fui aprofundando, estudando e desenhando os personagens que participariam da história: Fernando Brant, Lô Borges, Milton Nascimento, Marcio Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Ronaldo Bastos… Pegava fotos na internet, no site do Museu do Clube da Esquina, fotos do Juvenal Pereira e também do Fã Clube da Esquina, dos clubeiros e da Valéria Bethonico, uma superfã do Clube da Esquina. Quando retomei o projeto, em 2011, desenhei mais 25 páginas novas. O livro tem 48 páginas, sendo 41 delas em quadrinhos.

Como você sintetiza a realização deste livro?
Tem o prazer pessoal, porque foi feito com carinho. Por exemplo: é como uma homenagem. Mas como homenagear se eu não sei tocar, não sou músico? Daí, disse pra mim mesmo: vou fazer uma história em quadrinhos!

Dessa primeira edição, mil exemplares vão ser doados, como pagamento dos direitos autorais, ao Museu do Clube da Esquina, em Belo Horizonte, onde vamos fazer o lançamento, no Bar do Godofredo dirigido pelo filho do Beto Guedes, que fica na Rua Paraisópolis 738, esquina anterior à famosa esquina da rua Divinópolis no bairro de Santa Tereza, no dia 7 de setembro.


Veja o Vídeo !!!





Laudo Ferreira Júnior nasceu em 08 de abril de 1964, em São Vicente, estado de São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador em 1983, atuando em editoras como Globo, Abril, Escala e Peixes. No decorrer de sua carreira, atuou na área publicitária, desenvolvendo storyboards e ilustrações para diversos clientes.
Também produziu cenários e figurinos para diversos eventos e espetáculos. Trabalha também como caricaturista em eventos, feiras, convenções e congressos.

Foto : Juvenal Pereira

Nenhum comentário:

Olá Clubeiros !!!

Olá Clubeiros !!!