Livros das Esquinas da Travessia



Dois livros, mas a mesma estrada, a mesma esquina a mesma travessia. Estes dois livros partem de pontos de vista diferentes, porém contam com muito romantismo a história de duas pessoas incríveis: Bituca e Milton Nascimento. Bituca um amigo extremamente generoso, alegre e sedento pela liberdade. O outro, Milton Nascimento, mais que um amigo, um músico com reconhecimento Nacional e Internacional. Este segundo, uma pessoa quase indecifrável e com um sentimento a flor da pele que teve em sua trajetória muitas alegrias, muitos amigos, mas também seu momento humano, que por pouco não encerra de forma triste.

Falar sobre Os Sonhos não Envelhecem, obra prima de Márcio Borges é se deliciar com sua forma de escrever, sem comprometimento cronológico, escrevendo o que suas memórias alcançavam, nos dá a sensação de estarmos dentro daquela década de 70, vivendo intensamente o momento social, político e cultural com riquezas de detalhes que nos fazem ter vontade de fazer parte desta linda travessia. Primeiro a amizade, depois a música.

Sobre Travessia, A Vida de Milton Nascimento escrita por Maria Dolores também com muito romantismo nos conta com mais detalhes a trajetória de Milton Nascimento desde a sua adoção, até o momento mais delicado de sua vida: a Diabetes, este é o momento mais tenso do livro, que nos deixa de certa forma com a sensação de culpa, por ter “abandonado” esse nosso ídolo. Isso nos faz refletir sobre a imprensa do “sensacionalismo” que nos desinformou sobre o estado real do Bituca, que por sua vez se afastou de declarações, passando calado todo um sofrimento e acolhido por poucos e sua família, principalmente dona Lília e seu Zino.

Todas as conquistas alcançadas por esse grupo de músicos, poetas, cinéfilos e artistas só foi conseguido pela amizade e generosidade entre eles, essa troca resultou em uma obra inesgotável de riqueza que é o Clube da Esquina. Hoje o “Clube da Esquina” não é apenas, um movimento, uma marca, ou qualquer rótulo que se queira dar, é também um verbo. Toda vez que as pessoas se juntarem, para de forma coletiva, conceber, compor, tocar, cantar, tendo como compromisso principal a qualidade, a sua verdade e coerência com suas convicções, isso se tornará: Esquinar.

...”Esquina, mais de um milhão, quero ver a gente, gente, gente, gente,...”
Pedro Rossi


.
Sonhos Não Envelhecem: Histórias do Clube da EsquinaAutor: Márcio Borges
Editora: Geração

ISBN: 8586028444
Ano: 1996
Edição: 3
Número de páginas: 358


Travessia: a Vida de Milton Nascimento
Maria Dolores
Editora: Record
ISBN: 8501076430
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 406
.

Olá Clubeiros !!!

Olá Clubeiros !!!