Livro Coração Americano - Andréa Estanislau

Livro "Coração Americano"
viaja pelo processo de criação do disco

.
35 anos do álbum CLUBE DA ESQUINA
.
Os sonhos não envelhecem. Originalmente, a frase de Márcio Borges está na letra da canção "Clube da Esquina 2" e também é o título de sua biografia, mas poderia ser a tradução em palavras do que foi o processo de criação e produção de "Coração Americano", um projeto pessoal da designer Andrea Estanislau, que se transformou em um dos mais completos e detalhados documentos sobre um dos grandes discos da história da música popular brasileira.
A história de "Coração Americano" começa no ano de 2001, quando Andrea apresentou o esboço do livro como projeto de conclusão de seu curso de design gráfico. A partir daí, o sonho se tornaria realidade quando a fã do Clube da Esquina de longa data decide levar adiante o projeto, inscrevendo-o em Leis de Incentivo para, alguns anos depois, captar os recursos necessários e começar a produção propriamente dita. Anteriormente planejado como uma homenagem a Milton Nascimento e o movimento capitaneado por ele, "Coração Americano" se transformou em algo mais quando centrou seu foco no primeiro disco da série, que deu origem a todo o movimento.

De lá para cá foram incontáveis as entrevistas, encontros com os envolvidos na confecção do
disco e até mesmo com pessoas nem tão ligadas a ele intrinsecamente, mas que o tem como influência primordial em suas vidas, como o letrista Chico Amaral. A partir daí foi só juntar as peças. Enquanto o redator Rodrigo James montava a linha de tempo do que foi o processo de criação e produção do disco, Bernardo Mata Machado relembrava o contexto histórico da época, enquanto Andrea passeava por fotos e mais fotos dos acervos pessoais dos fotógrafos do Clube da Esquina (incluindo ai algumas de Ronaldo Gorini feitas durante fase de produção do álbum em Mar Azul, Niterói/RJ e inéditas até então) para chegar a um denominador comum. O resultado é um livro em que o apuro visual se confunde com o lirismo dos textos, numa mistura mais do que homogênea.

Mas faltava algo, que veio sob a forma de textos especiais, escritos por alguns dos responsáveis pela parte literária do disco "Clube da Esquina": Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos. Como se isto tudo não bastasse, Chico Amaral, Toninho Horta e Tavito também contribuíram para o projeto, exaltando sua importância para a música brasileira.

Assim nasceu "Coração Americano", um livro de fã para fãs da música universal de Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e todos os demais músicos responsáveis por um trabalho reconhecido hoje como um dos dez discos mais importantes da MPB em todos os tempos. E isto não é pouco.


Texto de Rodrigo James


Coração Americano - 35 anos do álbum Clube da Esquina
Autor: Andréa Estanislau
Editora: Prax
ISBN: 9788590888604
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 176

Olá Clubeiros !!!

Olá Clubeiros !!!